Acácia mimosa


Acácia mimosa
Acácia mimosa

A acácia mimosa é uma árvore ornamental que, por incrível que pareça, pertence à família das leguminosas (Fabaceae ou Leguminosae). Trata-se de uma família de plantas conhecidas por produzirem um fruto em forma de legume, popularmente conhecido como vagem. É o caso do feijão, soja e ervilha, as leguminosas mais populares, até os insuspeitos flamboyant, jacarandá e cerejeira, árvores que também fazem parte desta grande família botânica.

Acacia podalyriifolia é o nome científico da acácia mimosa, árvore de pequeno porte nativa da Austrália e conhecida por suas folhas em um tom verde acinzentado, quase prateado, e por seus densos cachos de flores amarelas. Por este motivo, esta planta pode ser popularmente chamada de chuva de ouro, apelido compartilhado por outras árvores e orquídeas. Quando polinizadas, as flores da acácia transformam-se em frutos de coloração marrom, na forma de longas vagens penduradas nos ramos das árvores.

Sua baixa estatura, entre 5 e 6 metros, torna a acácia mimosa bastante popular no paisagismo de áreas urbanas, principalmente nas regiões sul e sudeste do país. Além disso, sua belíssima inflorescência amarela é frequentemente utilizada na composição de arranjos florais.

A acácia mimosa é uma árvore de crescimento rápido, mas infelizmente não é muito longeva, costumando viver cerca de 15 anos. Aprecia climas mais amenos, sol pleno e floresce predominantemente durante os meses do inverno. É considerada a árvore símbolo da Maçonaria.